quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Advogado preso por suborno


O advogado Geraldo Morais Martins, 62 anos, está preso no Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, acusado de tentativa de suborno a três policiais militares do 12º Batalhão. Segundo a polícia, Martins teria oferecido R$ 4 mil (em espécie) aos PMs para que eles liberassem dois homens que haviam sido detidos horas antes no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife, por porte ilegal de armas e tráfico de drogas. O advogado foi autuado em flagrante por corrupção ativa. O caso foi o único registrado este ano pela Ordem de Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), que já instaurou processo ético-disciplinar contra o advogado.


De acordo com o auto de prisão em flagrante, o advogado tentava liberar Kleyton Mendes da Costa, que estava detido por portar uma pistola calibre 45 com sete munições, e Jonathan Carvalho da Silva, que foi pego com 180 pedras de crack. Segundo a polícia, depois que os dois homens foram presos, um deles pediu para ligar para o advogado Geraldo Martins, que teria oferecido dinheiro aos policiais para que eles liberassem os mesmos, sem levá-los para a delegacia. O encontro com os PMs teria acontecido embaixo do viaduto que corta o bairro de Areias. No momento em que iria, supostamente, fazer o pagamento, o advogado acabou sendo preso em flagrante. 



O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, explicou que o processo ético-disciplinar contra o advogado poderá resultar na suspensão por até 90 dias, quando o mesmo não poderá exercer suas funções profissionais. Além disso, caso o advogado seja condenado penalmente pelo crime de corrupção ativa, poderá ser expulso dos quadros da OAB-PE. Este ano, a OAB-PE suspendeu 31 advogados. 


O advogado Emerson Leônidas, que defende Geraldo Martins, informou que vai entrar com pedido de liberdade provisória. Segundo ele, seu cliente foi vítima de um mal entendido. ´Quem entregou o dinheiro não foi o advogado e sim um amigo de um dos detidos. Os policiais já estavam com os dois homens presos, quando marcaram para se encontrar embaixo do viaduto para receber o dinheiro. Só acho estranho os PMs prenderem e ficarem esperando por dinheiro`, disse Leônidas. Emerson informou ainda que vai entrar com o pedido de prisão domiciliar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário