segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O que estamos fazendo da educação na sociedade atual?

Há muito tempo o filósofo Immanuel Kant já dizia que a educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem. E o lugar onde acontece formalmente a educação é a escola. Sem dúvida ela é um lugar que ora esconde e ora revela um mundo de vivências e experiências que demarcaram e continuam demarcando os seres humanos em cada tempo e espaço histórico. Resultante da divisão social do trabalho, a escola está entre as atividades mais importantes e imprescindíveis da sociedade humana, pois é considerada como o lugar onde se dá a educação sistematizada, que tem como principal função munir cada ser humano que nasce de elementos culturais necessários para viver na sociedade e para transformá-la.

A escola, pelo seu caráter e responsabilidade social, se renova continuamente por meio de novas gerações. Esses recém-chegados, como afirma Hannah Arent, não se acham acabados, mas em um estado de vir-a-ser. Assim a criança, objeto principal da educação, possui para o educador um duplo aspecto: é nova em um mundo que lhe é estranho e se encontra em processo de formação; é um novo ser humano e é um ser humano em formação. Vitor Paro contribui com este entendimento ao dizer que é por meio da educação que superamos a diferença entre o que conhecemos ao nascer e tudo aquilo que a humanidade criou ao longo de sua história.

Neste sentido, a educação é, pois, atualização histórica de cada indivíduo e o professor, na escola, é o mediador que serve de guia para esse mundo praticamente infinito da criação humana. Além de conhecimentos e habilidades, a formação de atitudes éticas, de solidariedade, de senso de justiça, de bom-senso, de humildade e respeito à vida torna-se fundamental na sociedade atual. A escola desempenha um papel central na formação da própria consciência, da responsabilidade, do autocompromisso de cada ser humano de ajudar a tornar a sociedade e o mundo melhor.

Nelson Mandela em um de seus pronunciamentos disse que a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Resta perguntar se em tempos tão conturbados, de tanta inversão de valores, estamos conseguindo fazer da educação este instrumento de transformação. Se o conhecimento, a atitude ética, a formação do bom caráter, está sendo priorizada diante de tantos modismos e de aprovação de leis que buscam favorecer os índices de aprovação dos alunos e de resultados que maquiam um nível de formação que, na verdade, não existe de fato. Em época de eleição é preciso estar de olho nas propostas dos candidatos à educação e cobrar coerência no exercício do mandato. Conforme Paulo Freire, "não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".
Por Gildovolpato

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