terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Município gaúcho vai testar nova tecnologia contra violência

Em breve, os moradores do bairro Guajuviras, em Canoas, município da Grande Porto Alegre, vão conviver com uma nova tecnologia que, segundo seu fabricante, é capaz de identificar o disparo de uma arma de fogo e acionar a polícia entre 9 e 15 segundos, determinando o local exato no qual o tiro foi dado. O Ministério da Justiça estuda expandir o serviço para outras cidades, caso a experiência gaúcha seja bem-sucedida.

O sistema de localização de disparos - o ShotSpotter, como é chamado em inglês - foi desenvolvido há mais de dez anos. Nos Estados Unidos, já foi implantado em mais de 50 cidades e teria contribuído para uma redução média de 20% na incidência de crimes com armas de fogo, garante Roberto Motta, um dos diretores da ASI Brasil, representante exclusiva do produto no país.

Segundo Motta, o sistema usa uma avançada tecnologia capaz de distinguir o som de um tiro em meio a outros sons urbanos, como um rojão ou o barulho de um escapamento. O ruído é captado por sensores acústicos escondidos em telhados de prédios e casas. Esses sensores podem estar até 3 quilômetros do local do disparo.

De acordo com o Ministério da Justiça, o bairro Guajuviras foi escolhido para abrigar a primeira experiência com a tecnologia na América Latina por causa dos índices de criminalidade. Com 70 mil habitantes, em 2009 o bairro registrou 50 homicídios - 80% por arma de fogo. Ainda segundo o ministério, o índice de homicídios, que cresceu em média 30% a ano entre 2005 e 2009, só parou de aumentar após a implantação do Território de Paz do Pronasci, no ano passado.
Fonte - a fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário