domingo, 10 de janeiro de 2010

Bolsa Olímpica para os Agentes Penitenciários é questão de Justiça

O governo considera que a rotina da segurança pública será afetada com os eventos Olímpicos e da Copa do Mundo no Brasil, por isso investirá, através de programas de incentivos financeiros, nos trabalhadores de segurança que prestarão serviços de investigação, prevenção e ostenção nas cidades sedes destes eventos, concedendo bolsa de 1.200,00 para cada profissional.

Embora consideramos um excelente programa de incentivo social , observamos que o programa não é completo, pois não atinge todos os trabalhadores que compõem o ciclo da defesa social. Como, neste caso, os Agentes Penitenciários do Brasil, que exercem suas funções de vigilância e custódia dos presos concluindo o ciclo de segurança pública. Se em época de realização de grandes eventos se reforça a segurança nas ruas visando a garantia de segurança para os cidadãos das cidades e seus turistas, pressupõe-se que irá haver mais prevenção, investigação de crimes e também mais prisões.

Portanto, se a rotina dos trabalhos de segurança das ruas for alterada, consequentemente a rotina das prisões também o serão. Se não bastasse a alteração da rotina penitenciária com essas novas prisões, também poderá haver a mudança de comportamento dos já presos com o intuito de "ganhar a liberdade" a qualquer custo no período em que permanecer a grande concentração de brasileiros e, principalmente, estrangeiros na maioria da capitais brasileiras.

Assim, solicitamos que seja incluida a categoria dos Agentes Penitenciários do Brasil no programa Bolsa Olímpica, para se garantir a isonomia no tratamentos dispensados aos trabalhadores em segurança, e principalmente, para a efetivação do completo ciclo de defesa social no período destes tão importantes eventos para a economia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário