quinta-feira, 21 de maio de 2009

Secretário quer colaboração para uniformizar ações de segurança

O secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto defendeu hoje (18) a colaboração integrada dos secretários de Justiça dos estados com a área federal, a fim de que haja "uniformidade de pensamento em torno de ações que resolvam os problemas de segurança pública".Segundo ele, para isso é necessária uma "mentalidade de equilíbrio", de modo a se obter estabilidade nas relações sociais nos grandes centros urbanos, onde acontecem os problemas mais sérios na área da segurança pública.

"A Justiça também precisa deixar de ser formalista e encontrar soluções efetivas para os problemas", disse ao participar da abertura do 1º Encontro Nacional de Secretários Estaduais de Justiça. Para o secretário, o Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci), "é um belo projeto, com medidas consistentes", e poderá "ser melhor conhecido" durante o encontro.

Barreto afirmou que é necessário treinamento de modo a atingir “a raiz”. “Um cidadão que vê direitos primários violados, passa também a violar outros", disse.

O secretário lembrou que o sistema penitenciário está falido no mundo inteiro, com superlotação, reincidência de criminosos, falta de capacitação para agentes e para o preso, que ser ressocializado.

“É necessário criar educação social em relação ao detento, que não pode ficar à mercê da vingança social".Segundo Barreto, além disso, falta educação social para recebê-lo de volta e o ex-presidiário fica entregue à vingança social, já que o tema prisional é maldito na sociedade. As próprias autoridades estaduais, no Brasil, estão fora dessa mentalidade, segundo Barreto, quando rejeitam a idéia de se construir presídios em suas áreas.

Luiz Paulo Barreto afirmou que há anos no Ministério da Justiça, onde é funcionário de carreira viu muitos governos culparem os executivos estaduais pelos problemas de segurança pública, mas agora a ,mentalidade é diferente. "O governo quer assumir também os problemas e num trabalho conjunto buscar as soluções".

Leia mais DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário