segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Concurso: aprovados no concurso de Agente Penitenciário fazem protesto no Aníbal Bruno



Um grupo de 50 aprovados no concurso público para agente penitenciário ocorrido em 2009 realizaram um protesto solidário na manhã deste sábado (28) na entradas das unidades I e II do Presídio Professor Aníbal Bruno, no Curado. Entre às 7h e às 10h30 da manhã, o grupo distribuiu água mineral e organizou a fila das visitas conjungais. A ação contou com o apoio do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE).

Durante a conversa com as visitantes do Presídio, o grupo defendeu a necessidade da convocação dos mais de 2.400 agentes aprovados no concurso e ainda não chamados. De acordo com o presidente do Sindasp-PE, Nivaldo Oliveira, o Pernambuco dispõe hoje de 1.400 agentes para fazer a segurança dos 30 mil presos que estão detidos nas 20 unidades prisionais do Estado.

"Existe a necessidade urgente de reduzir o déficit de agentes penitenciários", afirma Oliveira. De acordo com o Sindasp, existe uma determinação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária que defende a existência de um agente para cada cinco presos. Pelos números do sindicato, Pernambuco possui hoje um servidor para mais de 21 presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário