quarta-feira, 5 de junho de 2013

Agentes Penitenciários:Categoria cobra respeito e denuncia casos de desacato e abuso de autoridade

Agentes penitenciários realizaram uma manifestação, na tarde desta segunda-feira (03), na sede da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), localizada na rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. De acordo com a categoria, o ato pretende repudiar o abuso de autoridade e desacato que os profissionais estariam sofrendo por outros órgãos, principalmente da área de segurança.
“Existe um grande desconhecimento sobre a legislação que rege a nossa categoria. Somos policiais civis e exigimos respeito, além do cumprimento dos nossos direitos, algo que é assegurado pela lei”, criticou Nivaldo de Oliveira, presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco.
A liderança denuncia, entre outros pontos, a usurpação de função pública e desacato, além de apontar um quadro de completa falta de estrutura. “O sistema prisional em Pernambuco atualmente conta com cerca de 30 mil presos e o nosso quadro possui apenas 1.460 agentes, um número absurdamente insuficiente, chegando a ser cinco vezes abaixo do que prevê a legislação”, dispara Nivaldo.
Um episódio ocorrido no último dia 22 de maio, quando uma agente teria sido destratada por um policial militar durante a escolta de um preso ao Hospital Otávio de Freitas, em Tejipió foi o estopim para desencadear o mal estar e revolta entre os servidores. O encontro desta tarde deve reunir profissionais de diversos pontos do Estado, que distribuirão panfletos e utilizarão um carro de som para chamar a atenção da sociedade quanto aos problemas vivenciados.
Fonte-folhape


Um comentário:

  1. Nobres colegas do Sindicato,
    considerando que há um desconhecimento generalizando dos Órgãos de Segurnaça Pública do nosso estado a cerca dos Direitos e Deveres dos Agentes Penitenciários, como porta arma e escolta de presos, entre outros. Seria importante o Secretária de Segurança enviar ofício aos Comandos da Polícia Civil e Polícia Militar do estado e que estes repassem aos seus subordinados, reforçando o papel do Agente Penitenciário na Segunrança Pública, com suas prerrogativas, direitos e deveres. Salientando o direito de porta arma, inclusive fora de serviço. Iniciativa como essa evitaria transtornos para nossa categoria, como o incidente ocorrido no Hospital Otávio de Freitas. Ofício este que poderia ser entregue pessoalmente por este Sindicato. Seria um marco importante e positivo para nossa Categoria. Com respeito ASP Alexandre.

    ResponderExcluir