segunda-feira, 2 de maio de 2011

Anunciada a morte de Osama bin Laden


Terrorista mais procurado do mundo foi morto por militares americanos no Paquistão

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez o anúncio oficial da morte Osama bin Laden no domingo às 23h35m (0h35m no horário de Brasília), em um pronunciamento na TV direto da Casa Branca. 


“Hoje, sob minhas ordens, os Estados Unidos lançaram uma operação contra aquele complexo, em Abbottabad, no Paquistão. Um pequeno grupo de americanos coordenou a operação com extrema habilidade e capacidade. Nenhum americano ficou ferido, eles [militares] tomaram cuidado para não haver vítimas civis. Depois de um tiroteio, eles mataram Osama bin Laden e tomaram a custódia de seu corpo.” 

Em seu pronunciamento, Obama ressaltou que a guerra é contra a Al Qaeda e não contra o Islã. 

Obama revelou que informações de maior credibilidade sobre o paradeiro de Bin Laden haviam sido coletadas pelos serviços de inteligência no início do mês de agosto. Há uma semana, o governo avaliou que tinha dados suficientes para que uma operação fosse deflagrada. Segundo o presidente, um pequeno grupo de soldados atacou o esconderijo, e o combate de 40 minutos resultou na morte do líder terrorista. 
Segundo informações divulgadas, outras quatro pessoas também foram mortas junto com o líder terrorista, inclusive um dos filhos de Bin Laden e uma mulher que serviu de escudo humano. Segundo a rede CBS, duas mulheres e quatro filhos de Bin Laden foram capturados durante a operação.
TV paquistanesa diz que imagem do corpo de Bin Laden é falsa.

“Fomos checar e descobrimos que ela era falsa, então retiramos imediatamente do ar. Esta imagem já havia circulado na internet em 2009", afirmou Rana Jawad, diretor do canal Geo TV de Islamabad.

O governo americano está fazendo testes de DNA com os restos mortais de Osama bin Laden e usou técnicas de reconhecimento facial para ajudar em sua identificação, disse um porta-voz dos Estados Unidos nesta segunda-feira. O resultados devem estar disponíveis nos próximos dias.

O principal líder da organização terrorista al-Qaeda foi morto num complexo residencial na localidade de Abbottabad, próximo à cidade de Islamabad. Uma hora antes, a morte já era anunciada pela mídia americana, citando fontes do governo americano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário