Dilma Rousseff, economista de 63 anos, assumiu neste sábado pouco antes das 15h como primeira presidente do Brasil em um ato realizado no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.
"Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil", foi o texto lido por Dilma em uma sessão solene liderada pelo presidente do Senado, José Sarney.
Logo em seguida, seu vice-presidente, Michel Temer, um advogado de 70 anos, recitou o mesmo compromisso.
Após os ritos de Governo, Sarney, que foi presidente do Brasil entre 1985 e 1990, declarou Dilma e Temer empossados como presidente e vice-presidente do Brasil, respectivamente, para o período 2011-2014.
Desta forma, Dilma, que foi ministra de Minas e Energia e ministra-chefe da Casa Civil até este sábado do Governo Luiz Inácio Lula da Silva, se transforma oficialmente em sua sucessora.
Dilma chegou à sede do Congresso sob uma forte chuva que a impediu de fazer o percurso até o legislativo a bordo de um automóvel de luxo sem capota, como é tradicional nos atos de posse dos presidentes brasileiros.
Na cerimônia estavam presentes os chefes de Estado da Bolívia, Colômbia, Chile, El Salvador, Guatemala, Guiné-Bissau, Uruguai, Paraguai, Peru, República da Guiné, Suriname e Venezuela, assim como o príncipe de Astúrias, Felipe de Borbón, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
Estavam também presentes o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, os primeiros-ministros de Portugal, José Sócrates; da Coreia do Sul, Kim Hwang-Sik, e da Bulgária, Boiko Borisov.
Veja o vídeo:
Veja o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário