domingo, 16 de janeiro de 2011

Agentes penitenciários deflagram greve

Agentes penitenciários entraram em greve na manhã deste sábado. A categoria pleiteia 110% de reajuste salarial, alegando que permanece sem aumento há três anos



De acordo com informações do Sindicatos dos Agentes Penitenciários, no total há 2,1 mil agentes penitenciários no Estado e as atividades da categorias estão parcialmente paralizadas a partir deste sábado, sem previsão de retomada dos trabalhos de rotina.



Segundo Víctor Alves, diretor social do Sindicato, existem atualmente 747 agentes penitenciários concursados e cerca de 1,3 mil prestadores de serviço. Juntos, eles se revezam numa escala de trabalho de 24 horas por 72 horas para garantir a seguranças dos presídios alagoanos, supervisionando as visitas dos familiares aos detentos, além de fazer escolta de presos.

Com a greve, ficam suspensas as visitas e as escoltas só serão feitas em casos de urgência e emergência. “Todos os agentes virão trabalhar nas suas escalas. Os presídios não ficarão sem segurança, apenas suspendemos alguns serviços”, informou o sindicalista.
De acordo com o sindicato, o salário base dos agentes penitenciários corresponde a R$ 997,50 -  valor considerado baixo pela categoria. “Ontem conversamos com o secretário interino de Defesa Social Washignton Luiz e a superintendência do Sistema e expusemos a nossa pauta de reivindicações. Pediram-nos um prazo até a próxima quarta-feira (19). Vamos aguardar e ver qual será a resposta do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB)”, disse Alves.
O Sindicato também cobra a realização de um novo concurso público “Essa diferença enorme entre efetivos e prestadores de serviço mostra a deficiência de recursos humanos nos nossos quadros. Também precisamos de uma estrutura física de trabalho mais segura e veículos em melhor situação de uso”, acrescentou o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário