quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SERES apresenta nova Colônia Penal Feminina

A Secretaria Estadual de Ressocialização (Seres) apresentou na manhã desta quarta-feira (27) as novas instalações da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

A nova unidade prisional comporta 190 vagas e conta com uma infraestrutura moderna que inclui cozinha, refeitória, sala de laborterapia - onde as reeducandas trabalham -, lavanderia, sala de espera, consultório médico e odontológico, berçário, escola, quadra esportiva e segurança interna.

De acordo com o secretário de Ressocialização do Estado, o Coronel Humberto Viana, atualmente no sistema prisional feminino há uma proporção de 4,3 presas por vaga, que vai ser reduzida para 2,5. Pernambuco conta atualmente com mais dois estabelecimentos exclusivos para mulheres.


Um presídio novo, mas com problemas antigos. Uma das ações mais aguardadas das obras do Pacto Pela Vida - a construção de unidades carcerárias para desafogar as penitenciárias da Região Metropolitana do Recife - acabou sem atingir o efeito esperado. A Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, inaugurada ontem pela manhã, tem capacidade para 190 presas e já abriga 309. A superlotação, segundo os dados da Secretaria de Ressocialização (Seres), atinge as 18 unidades prisionais do estado, que têm capacidade para 8.667 presos e estão ocupados por 22.436 pessoas. 

A Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, tem capacidade para 150 presas, e abriga 612 mulheres. Segundo o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o governo estado está investindo em novas prisões, mas por enquanto as ações são apenas paliativas. "Hoje nós temos um número de condenadas muito superior à nossa capacidade, mas estar aqui (em Abreu e Lima) é melhor do que estar lá (Recife). A geração devagas se faz absolutamente necessária, mas é um grande desafio", disse.

Nesta quarta, o Governo do Estado também entrega 16 ambulâncias, destinadas às 18 unidades prisionais do Estado, em um investimento de mais de R$ 790 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário