terça-feira, 8 de junho de 2010

Fifa faz apelo para ter Mandela na abertura da Copa


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, tem feito apelos pessoais, por intermédio de amigos comuns a Nelson Mandela, para que o grande líder da África do Sul compareça à cerimônia de abertura da Copa do Mundo, na próxima sexta-feira, no Soccer City.

A presença de Mandela ainda não foi confirmada, a três dias do jogo inaugural entre África do Sul e México. A família alega a idade avançada e a saúde precária como razões públicas, o que não deixa de ser relevante para quem completa 92 anos no dia 18 de julho.

Nos tensos bastidores, no entanto, afloram também descontentamentos de Mandela e família com a organização do evento. A presença do ex-presidente no estádio daria o aval para os atos do governo e do comitê organizador.

Ambos são criticados por desmandos, ganância e corrupção. Membros da família de Mandela consideram esses atos indignos do legado original proposto por Mandela quando lutou pela primeira Copa num país africano.
No enredo que por enquanto separa Mandela da abertura de um dos maiores eventos esportivos do mundo há versões desconexas, silêncio de políticos e organizadores e um grande nervosismo nos bastidores envolvendo a Fifa e até patrocinadores do evento.

O governo sul-africano, o Comitê Organizador local, a Federação de Futebol Sul-Africana e a Fifa chegaram a confirmar a presença. O presidente da entidade máxima do futebol chegou até a fazer uma declaração pública de que espera contar com Mandela no dia 11 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário