domingo, 9 de maio de 2010

Presos federais terão direito a visitas virtuais


Os cerca de 500 presos nas penitenciárias federais de Catanduvas (PR), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Mossoró (RN) terão o privilégio de terem contatos virtuais com as suas famílias. O Projeto Visita Virtual será lançado pelo Ministério da Justiça na próxima sexta-feira (14). As 27 Defensorias Públicas da União em todas as capitais receberam os equipamentos que permitirão a "visita".

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Defensoria Pública da União (DPU) agem em parceria para possibilitar a aproximação dos presos cujos familiares residentes em outros Estados não tenham condições financeiras de se deslocarem até um dos quatro presídios mantidos pelo Governo Federal.

Segundo o Ministério da Justiça, praticamente metade dos presos fez o pré-cadastro para ter o direito a visitas virtuais. Cada um poderá escolher três pessoas entre familiares e amigos. Os "visitantes" também deverão se cadastrar para que as penitenciárias façam o agendamento do encontro.

No lançamento do projeto Visita Virtual em Brasília, a DPU fará uma demonstração com a Penitenciária Federal de Catanduvas. O equipamento a ser utilizado chamado de Codec é um monitor de 15 polegadas que reproduz som e imagem. A conexão é considerada segura e garante a inviolabilidade na transmissão de dados. Além da visita virtual, o Mnistério da Justiça pretende promover a assistência jurídica e os interrogatórios por videoconferência, uma economia nos gastos com o transporte de presos até as audiências.

Fonte - pi

Nenhum comentário:

Postar um comentário