sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pernambuco terá mais presos este ano

Pernambuco deverá receber cerca de 125 presos que cometeram crimes em Pernambuco e aguardam julgamento em unidades prisionais de outros estados. A transferência, que deverá acontecer nas próximas semanas, faz parte de uma operação do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen) para devolver os presos aos estados onde os crimes foram cometidos. No entanto, existe a possibilidade desses números serem menores. “Iremos entrar em contato com o Depen para analisar esses dados. Em 2009, já recambiamos 69 presos. Acredito que o número é menor que 125”, comentou o superintendente de Segurança Penitenciária de Pernambuco, Isaac Wanderley.

A transferência de presos contribui ainda mais para a superlotação dos 18 presídios pernambucanos, que possuem apenas nove mil vagas para os atuais 19 mil presos. Ao chegarem no Estado, os detidos serão distribuídos entre o Presídio Professor Aníbal Bruno, Centro de Observação e Triagem (Cotel) e Presídio de Igarassu. Caso haja algum preso evadido da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), ele retornará para lá até que seja pedida a regressão da sua pena. “Iremos analisar caso a caso. Ainda não sabemos, mas há a possibilidade de existirem presos que cometeram crimes em municípios do Interior. Nesse caso, eles irão para a comarca correspondente”, disse Isaac Wanderley.

Denominada de Operação Retorno, a iniciativa já concluiu 100 transferências de presos, desde quando teve início, em setembro. A meta do Depen é que, em 2010, todas as 1,4 mil remoções solicitadas sejam efetuadas. Com as transferências a expectativa é que a tramitação de processos criminais seja mais célere.

Leia mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário