sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Agentes penitenciários param Centro

Os agentes penitenciários de Pernambuco realizaram passeata, ontem no Centro, com início por volta das 16h30, para exigir que o Governo do Estado cumpra os acordos que prometeu a esta categoria. A manifestação começou na rua do Hospício, passou pela avenida Conde da Boa Vista, rua da Aurora, e seguiu pela ponte Princesa Izabel, onde foram impedidos, pela Polícia Militar, de seguir para a frente do Palácio do Campo das Princesas. A passeata terminou às 18h, causando um enorme congestionamento. Hoje, os servidores voltam a se reunir, a partir das 10h, em frente ao prédio do Porto Digital, no bairro do Recife Antigo.


Segundo o presidente da Associação dos Agentes Penitenciários de Pernambuco (Aspepe), Nivaldo de Oliveira, “há tempo que os servidores vêm pedindo uma revisão do acordo feito entre o governo e a categoria”. Entre as exigências, pede-se o cumprimento do Plano Diretor, que envolve a realização de concurso público para agente penitenciário, e a realização do Plano de Cargos e Carreiras, que até agora não foi efetivado. “O cronograma elaborado já está vencido e poderá levar à não-liberação dos recursos federais pelo Depen (Departamento Penitenciário). Isso é um descompromisso não apenas conosco, mas com o Governo Federal, que poderá bloquear os recursos destinados à categoria”, defende o vice-presidente da Aspepe, João Carvalho.

De acordo com Nivaldo, há alguns meses os agentes penitenciários tentam se reunir com o governador Eduardo Campos e o secretário de Administração Paulo Câmara, para negociar as questões pendentes, mas, até agora, eles não foram atendidos. “Caso ele não nos receba ou não nos ofereça uma proposta razoável para o cumprimento do acordo, iremos deliberar a greve”, ameaçou Nivaldo. Segundo ele, de acordo com essa reunião, irão decidir se haverá ou não uma paralisação da classe nos próximos dias 29 e 30, deste mês, e 1º do próximo mês.

O secretário de Administração do Estado, Paulo Câmara, afirmou que a secretaria sempre se mostrou solícita com os agentes penitenciários e essa reunião está confirmada para a próxima terça-feira, dia 28. “O concurso para agente penitenciário só não foi divulgado ainda porque estamos aguardando a a sanção de uma lei que aprove a Bolsa de Formação para a classe. Mas o concurso já foi autorizado pelo governo e o edital já está pronto”, afirmou Câmara.

“Hoje contamos com um total de 870 agentes penitenciários para 20 mil detentos. Para piorar, foi inaugurada a Colônia Penal de Paratibe. Não temos efetivo suficiente, o que já se tornou um trabalho extremamente inseguro tanto para os servidores, quanto para os presos”, queixa-se o presidente da Aspepe.

Fonte - folha


Nenhum comentário:

Postar um comentário