terça-feira, 7 de julho de 2009

Servidores do Detran iniciam greve


Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) paralisam as atividades a partir desta segunda-feira. A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada na quinta-feira passada no pátio da sede da instituição, no bairro da Iputinga.

A greve por tempo indeterminado, deve atingir uma média de 5 mil a 9 mil pessoas que, de
acordo com a Associação dos Servidores do Detran-PE, são atendidas por dia na sede do órgão, nas unidades instaladas nos shoppings, nos Expressos Cidadão e nos Ciretrans do interior. A direção do órgão ainda não se pronunciou sobre a greve.

Os 1.299 servidores do Detran pedem a reposição das perdas salariais de 5,74%, ocasionadas pela inflação de 2008, ganho real de 10% e o restabelecimento da gratificação de atividade de trânsito. Os sindicalistas se queixam que o governo do Estado sinalizou a abertura das negociações para o mês de setembro, enquanto a pauta foi entregue em fevereiro deste ano.

A direção do órgão está orientando os usuários a telefonarem para o número 3453-1514 antes de sairem de casa, a fim de saber sobre o funcionamento do posto a ser procurado.


Vistoria - Como ainda não há um balanço sobre a adesão ao movimento, a vistoria semestral nos veículos de transporte alternativo, marcada para hoje, está mantida a princípio, podendo ser prorrogada, caso o serviço seja realmente prejudicado.

Para os veículos da Região Metropolitana do Recife, a inspeção é realizada na Unidade de Controle de Táxi e Coletivos (DUAT, na Iputinga), das 14h às 16h. Os veículos do Interior são inspecionados nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de 8h às 13h. O procedimento é gratuito e deve ser feito até sete de agosto.

Os proprietários devem se dirigir aos locais autorizados munidos de original e cópias do Certificado de Registro de Veículo (CRV), Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) quitado, CNH (categoria D), identidade, CPF, e aprovação no curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar ou a referida atualização, constando na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para quem atua no Recife, Camaragibe e Petrolina o documento de liberação da Prefeitura também será exigido no momento da inspeção (vistoria) para os que não tiverem autorização.
Para ser aprovado na inspeção, o veículo deve ser registrado na condição de passageiro, apresentar uma faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura em toda a extensão das partes laterais e traseiras do veículo, com o nome ESCOLAR em preto, além do equipamento registrador instantâneo de velocidade (Tacógrafo). Além disso, o transporte escolar também tem que possuir todos os requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resoluções, a exemplo dos cintos de segurança em número igual ao de passageiros e lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior.

Apenas motoristas habilitados na categoria "D" e com idade acima de 21 anos podem dirigir esse tipo de transporte. Também, a autorização só é permitida a condutores que tenham sido aprovados em um curso especializado e que não tenham cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ainda que não sejam reincidentes em infrações médias durante os doze últimos meses.

Uma vez finalizado todo o processo o veículo recebe um selo no pára-brisa dianteiro. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave e acarretará multa de R$ 127,69 e a retenção do veículo até a regularização.
Fonte - dp

Nenhum comentário:

Postar um comentário