quinta-feira, 25 de junho de 2009

Agentes e guardas prisionais conquistam avanços significativos em termos salaria

O governador Marcelo Déda (PT) anunciou na manhã da última quarta-feira, 03, que o aumento do salário dos agentes penitenciários, guardas prisionais e agentes auxiliares ficará entre 10% e 81%, com a incorporação das gratificações. As conquistas tiveram uma atuação decisiva do secretário de Justiça e Cidadania, Benedito Figueiredo, no sentido de serem efetivadas. “Nós entendemos os nossos servidores como sendo a mola mestra da secretaria. Por isso estivemos ao lado deles todo o tempo, buscando apoiá-los e, dessa forma, abrindo espaço para avanços nas questões salariais e estruturais”, destacou Benedito.

E o apoio da atual gestão da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) é reconhecido pelo movimento sindical que representa os servidores, “Como sindicalista não posso deixar de reconhecer os papéis e atividades do secretário de Justiça, Benedito Figueiredo e do secretário-adjunto, Elder Sandes, que foram brilhantes na atuação e foram decisivos para esse reajuste acontecer”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (SINDIPEN), Cláudio Viana .

O governador anunciou que, além de incorporar ao vencimento base as gratificações de atividade fixa e variável dos agentes e guardas prisionais, também foram criadas funções gratificadas para coordenadores de cartório, de manutenção, de pessoal, de disciplina, de segurança e coordenador de pavilhão, além de inspetor de presídio e inspetor de dia. “A vantagem é que quando a gratificação é incorporada ao vencimento, todas as demais que são calculadas com base no vencimento base sofrem majoração maior”, esclareceu Déda.

Negociação - Designado por Figueiredo, o secretário adjunto da Sejuc, Elder Sandes, foi quem presidiu a mesa setorial e atuou como mediador das negociações. “Essa é uma luta nossa, que findou num resultado muito satisfatório. Desde 2008 que o secretário Benedito Figueiredo vem buscando uma valorização salarial para os agentes e guardas penitenciários”, destacou Sandes.

Ainda, segundo ele, a secretaria está em estado de graça, “com a incorporação das gratificações, os salários vão variar entre R$2539,00 e R$3.502,85”.

Vale ressaltar que esses valores variam conforme a classe a que pertença o servidor e eles já vêm calculados com os 30% de periculosidade. Dessa forma as demais gratificações (adicional noturno, anuênios e terço) serão calculados pelo novo salário base, sem a adição da gratificação de periculosidade na soma porcentual.

Fonte - sejuc/se , nenoticias



Nenhum comentário:

Postar um comentário