quinta-feira, 14 de maio de 2009

Intel é condenada a pagar multa de R$ 3 bi

A fabricante de chips Intel foi condenada a pagar uma multa recorde de 1,06 bilhão de euros (cerca de 3 bilhões de reais) nesta quarta-feira. A Comissão Europeia considerou que a empresa se utiliza de práticas desleais no mercado de informática europeu.


A multa recebida pela Intel é mais que o dobro da que foi imposta à Microsoft em 2004, quando a empresa de Bil Gates foi condenada por abusar da sua posição dominante no mercado de informática europeu.


A condenação da Intel é fruto de uma investigação iniciada em 2000, quando a Advanced Micro Devices (AMD), concorrente da marca, entrou com uma reclamação da Comissão Europeia. De acordo com a AMD, a Intel estava pagando fabricantes de computadores na Europa para que não usassem os processadores da concorrência.


A investigação concluiu que a Intel ofereceu descontos especiais e secretos a fabricantes de computadores que usavam seus chips. Além disso, a empresa pagou para que uma rede de comercialização de produtos informáticos vendesse apenas computadores com os seus processadores.


Fonte - veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário