terça-feira, 19 de maio de 2009

Bahia será o 1º estado a implantar identificação criminal pelo DNA

Representantes das Polícias Federais do Brasil e dos Estados Unidos da América estão reunidos na Bahia a partir de hoje (18) até a próxima sexta (22), para a FBI NAA Latin American-Caribbean Chapter Conference, a Conferência Anual promovida pela academia (NAA - National Academy Associates), do FBI (Federal Bureau of Investigation). O objetivo do encontro é promover a troca de experiências entre o FBI e a Polícia Federal brasileira, no combate ao crime.

Durante o evento, que reúne mais de 200 autoridades da área de Segurança Pública, foi assinado um convênio para a utilização do Codis (Combined DNA Índex System), um banco de dados de perfis genéticos, que vai ajudar na identificação de criminosos pelo DNA. A Bahia será o primeiro estado a implantar o novo sistema.

Na abertura do encontro, que reúne mais de 200 autoridades da área de Segurança Pública, como secretários de Estado e superintendentes da PF, Segundo Corrêa, os profissionais serão capacitados para usar o novo sistema, que será implantando para facilitar o trabalho da polícia técnica em todo o país.

Nos EUA, esse sistema é utilizado há mais de dez anos e já realizou cerca de 80 investigações. Hoje o Codis faz parte das ações de investigação de 28 países, entre eles, Alemanha, Canadá, Chile, Espanha, França, Itália, Suécia e Suíça. Aqui no Brasil, cada estado terá um banco de dados de perfis genéticos através do banco nacional, sediado no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário