domingo, 8 de março de 2009

PARABÉNS PARA VOCÊ MULHER

Longe, o tempo em que a maioria das mulheres brasileiras eram subservientes à luz dos costumes e tradições. Não podiam opinar, não podiam produzir, não podiam participar, não podiam estudar, não podiam gozar...
O papel da mulher na sociedade era, no máximo, o de mera coadjuvante e, na maioria das vezes, somente servil - fruto de uma cultura milenar.
Todas as vitórias alcançadas, que puseram as mulheres em condições de igualdade com o sexo masculino no banco escolar, na fábrica, na faculdades, nos diversos campos sociais e na cama, são frutos da luta de algumas abnegadas que tudo isso conquistaram, sem perder a sua maior característica - a feminilidade.
Algumas foram queimadas nas fogueiras da inquizição; ridicularizadas e estigmatizadas por grupos sociais conservadores e torturadas nos porões da ditadura, para que essas conquistas se solidificassem.
à elas, essas heroínas que fizeram valer o avanço dessas e outras conquistas, a nossa homenagem neste dia 8 de Março - Dia Internacional da Mulher!
Parabéns para você, mulher, mãe, irmã, avó, guerreira, companheira, cidadã, fêmea...
Parafraseando Guevara:
"Hai que endurecer, pero sin perder la feminidad jamas!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário