segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Concurso

Agente Penitenciário: edital sai em breve
Último concurso para o cargo foi realizado há dez anos. Candidatos podem se preparar com base no conteúdo programático do certame do Depen.


O concurso para Agente Penitenciário em Pernambuco, a ser realizado pela Secretaria Executiva de Ressocialização, está a um passo para sair. Após ser autorizado pela Secretaria de Administração, o próximo passo é o aval do Conselho Superior de Política de Pessoal, que irá analisar a repercussão do certame na folha de pagamento. Ao sair essa confirmação, o edital poderá ser liberado.


De acordo com o superitendente de Segurança Penitenciária, coronel Isaque Viana, o certame irá oferecer mil vagas para o cargo de Agente Penitenciário. “Os aprovados não serão chamados todos de uma única vez, haverá a divisão em duas turmas. Assim 500 serão chamados de imediato, sendo mais 500 convocados posteriormente”. Ainda segundo Viana, não há definição a respeito do conteúdo programático.
Como o último concurso para a função foi realizado há dez anos, em 1998, não há como estabelecer um parâmetro. Porém, o candidato pode se basear pelo programa do concurso do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que está em andamento, com provas marcadas para 15 de fevereiro. Dessa forma, o concurseiro pode acompanhar um debate atual sobre as disciplinas a serem abordadas nos exames. E ainda o edital do Depen traz as referências bibliográficas, que podem ser de grande valia para quem deseja reforçar seus estudos.


Essa é a orientação do coordenador pedagógico do Núcleo de Concursos Especial (Nuce), Antônio Guima-rães. “Acredito que o conteúdo programático não mudará em praticamente nada. O candidato deve estudar as matérias de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direitos Humanos - como conhecimentos específicos. Há também as disciplinas básicas, como Português e Raciocínio Lógico. No certame da Depen, foram exigidos também Direito Constitucional e Direito Administrativo. “O concurseiro não pode esquecer de estudar a Lei de Execução Penal, conhecida como LEP, que é de âmbito nacional”, aconselha Guimarães.


Anote

Para acessar o conteúdo programático do Depen entre no site da organizadora (www.funrio.org.br) e clique nas opções Ministério da Justiça - Quadro de pessoal - Especialista em Assistência Penitenciária e Técnico de Apoio à Assistência Penitenciária e Ministério da Justiça - Quadro de pessoal - Agente Penitenciário Federal.

10 comentários:

  1. Quero inicialmente parabenizar vcs pelo Blog. Excelente inciativa, parabéns!


    Bom, vou deixar minha impressão e gostaria de ouvir a opinião de vcs....


    A reportagem da Folha teria sido muito boa se não tivesse um fechamento tão sem embasamento, digo isso pois a alegação do coordenador do NUCE foi pura e total especulação quando vinculou o programa do DEPEN ao do ASP-PE, pois não acredito que o esperado certame venha mais pesado do que o último concurso da APC-PE.


    Não entendo como um concurso que está prestes a ter o edital publicado (assim eu espero) ninguém sabe informar nem ao menos sugerir um programa a ser seguido.


    Gostaria saber de qual a opinião de vcs sobre as colocações do Antônio (coordenador NUCE), se de fato vcs acham que devemos nos preparar pelo programa do DEPEN?


    Amigos, forte abraço e obrigado pelo apio....

    Att. Romero Moraes.

    ResponderExcluir
  2. ROMERO, BOM DIA, AS ESPECULAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DO CONCURSO, PARA BREVE, SÃO DADAS PELO PRÓPRIO SECRETÁRIO HUMBERTO VIANA E SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, QUANDO DE REUNIÕES COM NOSSA CATEGORIA. JÁ O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, É BOM SE BASEAR PELO ÚLTIMO CONCURSO.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Aspssauros, obrigado pela resposta.

    Att Romero

    ResponderExcluir
  4. Olá, mais uma vez estou por aqui, lendo algumas notícias e privilegiando a categoria.....

    Bom, meus comentários anteriores mostram que estou muito interessado no prometido e esperado concurso....

    Será que o ASPSSAUROS teria alguma novidade?

    Forte abraço e muito Obrigado

    Att Romero

    ResponderExcluir
  5. Sistema penitenciário
    Transferência de detento causa princípio de motim no Aníbal Bruno
    03/02/2009 01h21

    Do JC OnLine
    Com informações de Marília Banholzer/Rádio Jornal

    A transferência de detentos entre pavilhões no Presídio Aníbal Bruno, no bairro do Sancho, na Zona Oeste do Recife, causou um princípio de motim, na noite desta segunda-feira (2), no Pavilhão F. Guardas internos chegaram a efetuar disparos para conter o tumulto.

    De acordo com o sargento do 12ª Batalhão da Polícia Militar Ronaldo Rodrigues, que fez a ronda no local após o incidente, o clima era de tranquilidade. Ele descartou a existência presos feridos dentro da unidade.

    Por precaução, a Polícia Militar vai passar a noite no presídio para evitar que ocorram novas manifestações. Na manhã desta terça-feira será feita a contagem dos presos para confirmar se 27 deles teriam sido transferidos para a ala de disciplina. Esses presos teriam sido os supostos autores da confusão.

    Logo cedo, a reportagem da TV Jornal recebeu informações de fontes de dentro do presídio dizendo que dois detentos haviam sido feridos a golpes de chuço, sendo transferidos para a enfermaria da unidade. O sargento Ronaldo Rodrigues descartou a informação assim como a queima de colchões ou outro material inflamável dentro da unidade.

    No ano passado, o presídio registrou diversos motins e rebeliões, inclusive com morte de presos. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário da Câmara Federal colocou o Aníbal Bruno na lista dos piores presídios do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Será que ainda sai esse ano?

    ResponderExcluir
  7. Será que os amigos aqui do Blog teriam alguma boa notícia para a turma que ta esperando o concurso......?

    Abraços e parabéns pelo blog.


    Att Romero

    ResponderExcluir
  8. Caro Romero, segundo algumas informações colhidas na secretaria, o edital deve estar saindo no início do próximo mês, mas te digo que tudo isso é em off.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Vc acha com a implementação do PCCV o próximo concurso já será cobra nível superior?

    Att

    Romero

    ResponderExcluir