terça-feira, 28 de abril de 2015

TJPE: novos desembargadores

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) elegeu na manhã desta segunda-feira (27), em sessão extraordinária do Pleno, dois novos desembargadores para atuar na 1ª Câmara Regional do Judiciário Estadual, sediada no Interior de Pernambuco. Márcio Aguiar e Humberto Vasconcelos, ambos juízes da capital, foram promovidos ao cargo de desembargador pelos critérios de antiguidade e merecimento, respectivamente. Na ocasião, também foi formada a lista tríplice com nomes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para preencher a última vaga na Câmara através do Quinto Constitucional.
Disputavam a terceira vaga os membros do MPPE Lucia de Assis, Waldemir Tavares e Fernando Pessoa. A lista tríplice foi encaminhada ao governador Paulo Câmara, que escolheu Wladimir Tavares, formando a 2ª Turma de magistrados escolhidos para o órgão colegiado regional. Os juízes Demócrito Reinaldo Filho e Honório Rego ficaram como remanescentes para a próxima vaga de desembargador por merecimento.
Com sede em Caruaru, a 1ª Câmara Regional do TJPE foi instalada em dezembro de 2014 com o objetivo de descentralizar os serviços judiciais de 2º Grau antes concentrados na Capital, no Palácio da Justiça. A unidade começou a funcionar em fevereiro deste ano com a atuação da 1ª Turma de desembargadores nomeados para o órgão, formada por Eudes França, que preside a Câmara, Fábio Eugênio de Oliveira e Carlos Moraes. Os magistrados julgaram de forma monocrática mais de 940 processos, dentre as 2.407 ações distribuídas para o órgão.
A primeira sessão ordinária da Câmara ocorreu no dia 15 de abril, resultando no julgamento de 21 pedidos de habeas corpus e outras 258 ações oriundas de comarcas do Agreste e Sertão. O órgão realiza as sessões todas as quartas-feiras, a partir das 9h, para julgar processos de natureza cível, criminal e fazendária. As sessões da 2ª Turma, formada pelos três novos desembargadores, ocorrerão às quintas-feiras. A Câmara beneficia uma população de 2,3 milhões de habitantes que vivem no Agreste e 1,6 milhão que moram no Sertão.
Fonte-tjpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário