sábado, 20 de março de 2010

AGENTES PENITENCIÁRIOS FAZEM PARALISAÇÃO DE 24 HORAS NESSE DOMINGO EM TODAS AS UNIDADES PRISIONAIS

A categoria deliberou nessa sexta-feira em Assembléia Geral, que será paralisado os serviços no domingo, dia 21.03.2010, e que ocorrerá uma nova Assembléia Geral na segunda-feira, às 14: 00 horas, em frente a SERES.

Diante, da intransigência do Governo, os Agentes Penitenciários delibera 24 horas de paralisação em todas as Unidades prisionais do Estado, no próximo DOMINGO, dia 21.03.2010.

Serão realizados apenas serviços de mandado de prisão, totalidade, socorro, mandado de recolhimento e Alvará de Soltura.

Policias civis entram em greve por 24h nesta segunda

A partir desta segunda-feira (22), as atividades da Polícia Civil (PC) vão ser paralisadas por 24h. Cerca de 3.400 agentes, escrivões e datiloscopistas da PC vão entrar em greve. O motivo é dado pelas discordâncias do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) com a proposta encaminhada pelo Governo.

De acordo com o presidente do Sinpol, Cláudio Marinho, os agentes alegam que o período de 10 anos, que é para subir de categoria, é extenso. Eles declaram que só os novatos vão receber o ajuste salarial e ainda afirmam que só vão trabalhar se a carga horária reduzir de 40h para 30h semanais.

Já os delegados da Polícia Civil negociaram com o Governo de Pernambuco e não vão entrar em greve. As delegacias de plantão vão funcionar normalmente. Ainda na segunda (22), às 18h, acontecerá uma nova assembleia para discutir a situação da Polícia Civil.
Leia mais aqui

Novo Código Penal prevê pena imediata por roubo


Uma mudança proposta anteontem pelo Senado no Código de Processo Penal permitirá que acusados de crimes com pena de até 8 anos, como lesão corporal, homicídio culposo e furto, sejam punidos de forma sumária. Para que a pena seja aplicada de forma imediata, Ministério Público e o acusado devem fechar um acordo e levá-lo ao juiz.

Para a Justiça, a proposta pode ser vantajosa porque dispensará todos os trâmites de um processo normal, como depoimento de testemunhas, produção de provas e alegações finais, procedimentos que demandam tempo para serem efetivados. Para o MP, a mudança é uma garantia de punição rápida para um criminoso. Para o acusado, a vantagem é ser condenado à pena mínima prevista para o crime, muitas vezes escapando da cadeia.

A primeira condição para que esse rito sumário seja adotado é a anuência das partes do processo - Ministério Público e acusado. Depois, o réu precisa confessar o crime. Só depois disso o acordo é celebrado diante do juiz. A homologação é considerada uma sentença condenatória. Se não houver concordância entre as partes, o processo prosseguirá normalmente e a pena só será aplicada depois do trânsito em julgado do caso.
Leia mais aqui