domingo, 27 de setembro de 2015

Complexo do Curado: morador morre atingido por bala perdida


Um morador da comunidade do Alto da Bela Vista morreu após ser atingido por tiros de fuzil durante princípio de tumulto no Presídio Frei Damião de Bozzano, uma das unidades do Complexo Prisional do Curado, no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife, na manhã deste domingo (27). O ambulante Ricardo Alves da Silva, 33 anos, que escovava os dentes no quintal de casa quando foi atingido, morreu no Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, segundo o posto policial da unidade de saúde.
Segundo o motorista Alexandre Souza, que ajudou a socorrer Ricardo Alves, o ambulante se preparava para ir trabalhar na Feira do Troca quando foi atingido. "Eu me acordei com os tiros e ouvi os gritos das pessoas por aqui. Quando vi ele estava deitado no chão, colocamos o Ricardo no carro para leva-lo para o hospital", explica Alexandre, destacando que os tiros vindos do Complexo do Curado são contastes. A vítima foi inicialmente socorrida para o Hospital Otávio de Freitas, no bairro do Sancho, mas foi transferida para o HR, onde morreu.
Conforme o delegado Joaquim Braga, do Departamento De Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), o laudo médico informa que a vítima foi atingida por três disparos. "A casa da vítima fica a cerca de 300 metro do presídio, mas apenas a perícia poderá afirmar de onde partiu o disparo", explica o delegado.
Revoltados com a falta de segurança, os moradores da comunidade Alto da Bela Vista realizam dois protesto. O primeiro aconteceu no entorno da comunidade. Em seguida, o grupo seguiu para a BR-232, perto da localidade, onde ateou fogo em pneus e entulhos para bloquear a passagem de veículos. Por volta das 11:00hs o tráfego foi normalizado.
Além do morador, dois detentos foram atingidos por disparos dentro da unidade prisional. José Carlos Serafim levou um tiro no abdômen e está em estado grave. Já Mário Francisco do Nascimento foi atingido no fêmur. Ambos foram socorridos para o Hospital Otávio de Freitas.
De acordo com o 12º Batalhão da Polícia Militar, o tumulto foi controlado por volta das 8:00hs. A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) afirmou que irá abrir sindicância para investigar o ocorrido e um inquérito policial também será aberto pela Polícia Civil. Ainda segundo a secretaria, as visitas não foram suspensas neste domingo e serão encerradas no horário habitual, às 16:00hs.
Fonte-jc